15 sites de pesquisa acadêmica melhores que o Google!
Olá amantes do Direito! Nesta matéria você vai conhecer 16 sites incríveis para sua pesquisa acadêmica! Todos sabemos que o maior buscador do mundo é o famoso Google. Todos sabemos também que nem tudo o que se encontra nele é confiável.
Os sites escrevem artigos muitas vezes motivados por interesses de patrocinadores, publicam informações inverídicas, não citam as fontes do que apresentou, enfim, não podemos nos dar ao luxo de, para um trabalho acadêmico sério, citar somente pesquisas do Google como referências.
Os sites abaixo são especializados em trabalhos científicos. Eles reúnem periódicos científicos, trabalhos acadêmicos, pesquisas sérias, revistas científicas e muitos outros materiais escritos com propriedade, padrão e dentro das normas.
Então, para você que precisa pesquisar conteúdos embasados e sérios para escrever seus trabalhos acadêmicos, segue agora as dicas:
Scielo – Scientific Electronic Library Online. É uma biblioteca eletrônica que hospeda uma imensa coleção selecionada de periódicos científicos.
Dialnet – um dos maiores acervos de material científico nas línguas ibero-americanas. Armazena artigos de revistas, revisões bibliográficas, livros, anais de congressos, teses de doutorado. Procura integrar a maior quantidade possível de conteúdos fornecendo, sempre que possível, os textos completos.
WorldWideScience – formado por bases de dados nacionais, internacionais e portais científicos. É um porta para a ciência global. Suporta várias línguas e exibe em tempo real os resultados da pesquisa e a tradução do conteúdo.
Google Acadêmico – é uma forma simples de ter acesso a conteúdos acadêmicos. É uma ferramenta da Google que permite buscas por trabalhos trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Dentre toda esta lista pode ser o que você mais se familiarizará ao acessar pela primeira vez.
Scholarpedia – uma enciclopédia gratuita que armazena artigos revisados e mantidos por especialistas da área acadêmica por todo o mundo. É inspirada na Wikipédia (mas sem aquela insegurança de não saber se o que está ali realmente é confiável), e tem como objetivo fornecer um tratamento aprofundado aos conteúdos acadêmicos.
Academia.edu – um portal para que acadêmicos possam compartilhar seus trabalhos de pesquisa. São mais de 30 milhões de acadêmicos inscritos, 10 milhões de trabalhos publicados e, aproximadamente, 2 milhões de pesquisas adicionadas.
Springer Link – permite aos usuários e pesquisadores acessarem milhões de documentos científicos de revistas, livros, séries, protocolos e trabalhos de referência.
RefSeek – um mecanismo de busca para estudantes e pesquisadores com objetivo de tornar a informação acadêmica acessível a qualquer pessoa. Busca em milhões de documentos incluindo páginas da web, livros, enciclopédias, revistas e jornais. Apresenta uma enorme cobertura de assuntos sem sobrecarregar o sistema de busca, o que aumenta a visibilidade de informações que muitas vezes ficariam perdidas em links patrocinados ou em resultados comerciais.
CERN Document Server – neste sistema você terá acesso a artigos, relatórios e conteúdos multimídia sobre física de partículas exclusivamente.
Microsoft Academic – uma ferramenta da Microsoft para busca gratuita de publicações e conteúdos acadêmicos. A pesquisa é semântica, ou seja, fornece resultados relevantes e atualizados.
Ciencia.Science.gov – acessa mais de 60 bases de dados em mais de 2.200 sites de 15 agências federais, oferecendo 200 milhões de páginas de informação científica dos Estados Unidos, incluindo resultados de pesquisa e desenvolvimento.
BASE – Bielefeld Academic Search Engine. Um dos buscadores com maior quantidade de informação do mundo, em especial para recursos acadêmicos de acesso livre. Desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. Conta com mais de 80 milhões de documentos de mais de 4.000 fontes, com acesso a textos completos de aproximadamente 60-70% dos conteúdos indexados.
ERIC – disponibiliza recursos relacionados à educação atual para a pesquisa e a prática.
ScienceResearch.com – oferece aos seus usuários uma tecnologia que possibilita pesquisar na “deep web” e fornecer resultados de qualidade, exibindo conteúdos de outros portais de pesquisa. Os resultados são obtidos nas 300 coleções de ciência e tecnologia, eliminando os conteúdos duplicados e mostrando por relevância as informações, conforme a pesquisa.
iSEEK Education – um buscador específico que fornece diversos recursos de universidades, governo e provedores não comerciais estabelecidos. Possibilita ao usuário uma pesquisa inteligente e uma biblioteca pessoal baseada na web para ajudar a encontrar rapidamente os resultados mais relevantes.
Então é isso! Agora você pode pesquisar conteúdos relevantes e com embasamento para referenciar seus trabalhos de faculdade, de pesquisa, de pós-graduação, doutorado, mestrado, suas petições, enfim, qualquer documento que precise de um apoio forte e confiável para ter maior força!
Espero que tenham gostado! Me falem o que acharam destas dicas ou informe outros sites que esqueci de colocar nesta lista logo abaixo, nos comentários! 🙂
Abraços, sucesso e até a próxima!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Imagem do topo: Foto/Reprodução (Sobrare)
LAZZARI, Alice. 16 sites de pesquisa acadêmica que farão você esquecer do Google. Disponível em <https://bibliotecaucs.wordpress.com/2018/02/23/16-sites-de-pesquisa-academica-que-farao-voce-esquecer-do-google/>. Acesso em 16 de maio de 2018.
MARQUINA, Julian. 16 buscadores académicos que harán que te olvides de Google. Disponível em <https://www.julianmarquina.es/16-buscadores-academicos-que-haran-que-te-olvides-de-google/>. Acesso em 16 de maio de 2018.