LinkedIn: a importância da rede social e como ter um bom perfil
Ter um perfil no Linkedin é de extrema importância para suas conexões profissionais. As redes sociais são, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para aumentar o círculo de contatos de uma pessoa (quando bem utilizadas).
Dentre as várias opções de redes sociais do mercado uma se destaca por ser exclusivamente voltada para a vida profissional: o Linkedin.
Na referida rede o usuário cadastra-se e obtém um perfil que pode ser considerado como um currículo digital. O diferencial está na integração que seu perfil contará com contas empresariais e também de outros profissionais de diversos ramos.
A plataforma permite que você insira diversas informações no perfil que ajudarão nas recomendações para empresas que procuram profissionais com seu perfil ou para indicar outros profissionais que você possa ter interesse em manter contato.
Em complemento a este artigo foi lançado no canal “O Direito e Eu” um vídeo onde explico melhor os motivos e a importância de se ter um perfil no Linkedin e também o que é esta rede social. Assista abaixo!
Assista o vídeo diretamente no canal
Como manter um bom perfil no Linkedin
Não basta ter um perfil no Linkedin. Um currículo físico que você imprime e leva nas empresas precisa estar atualizado com suas melhores e mais recentes informações, certo? A mesma coisa ocorre com seu perfil no Linkedin. Não adianta possuir se deixar lá parado, sem atualizar, sem publicar nada, sem mostrar que você está ativo em seu ramo de atividade.
Então, agora, vou passar para vocês algumas dicas básicas para manter seu perfil no Linkedin sempre atual e interessante.
Mantenha seu perfil do Linkedin atualizado
Você é do tipo de pessoa que troca várias vezes de telefone? De e-mail? Está sempre fazendo cursos, participando de palestras, seminários e eventos?
Manter seus contatos e melhorias profissionais atualizados são de extrema importância. O mercado é dinâmico e não perdoa falhas. Procure revisar e atualizar seu perfil no Linkedin pelo menos a cada 4 meses (estourando 6 meses).
Insira todos os dados novos de capacitações que fez e também revise os links das outras redes sociais, telefones, e-mail, etc.
Escolha uma boa foto
Toda rede social pede uma foto de perfil. Algumas pessoas colocam fotos de animais de estimação, de personagens ou até mesmo fotos próprias porém em festas, bebendo, com roupas de piscina, etc.
Para o Linkedin, especificamente, estas fotos não são recomendadas uma vez que trata-se de uma rede social voltada para o ambiente profissional.
É recomendável que você escolha uma foto que transmita profissionalismo. Procure fotos em ambientes neutros, com roupas convencionais e apropriadas para, por exemplo, ir a uma entrevista de emprego presencial. Nesta hora é preciso um pouco de bom senso e saber que, querendo ou não, o ambiente corporativo ainda guarda certa formalidade.
Personalize sua URL no Linkedin
As URLs (links), de perfis de redes sociais, quando não modificadas pelo usuário, costumam apresentar um texto longo, cheio de símbolos, números e outros caracteres difíceis de memorizar e de ficar digitando caso seja necessário acessar determinado endereço.
O Linkedin, assim como outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook, permite que você personalize sua URL para adicionar um texto curto, simples, que remeta a seu nome e que torne fácil ser digitado e lembrado pelas pessoas interessadas em visitar seu perfil.
Aliás, como exemplo, vejam a URL personalizada de meu perfil particular na rede social: https://www.linkedin.com/in/samuelpaivamucin/ (troquei a URL padrão cheia de caracteres e bem mais longa por uma simples com meu nome).
Não deixe de modificar a sua URL assim que criar o perfil!
As informações a serem cadastradas no Linkedin
Assim como em um currículo convencional (e como em qualquer situação em sua vida), não minta nos dados! Informe tudo quanto você achar relevante para sua vida profissional, porém, que sejam verdadeiros e possíveis de serem comprovados caso seja necessário (por certificados, declarações, diplomas, etc).
O Linkedin permite, em vantagem comparado com currículos convencionais, inserir uma grande variedade de informações. Não se intimide e cadastre tudo o que possuir e que possa ser relevante para sua vida profissional.
Só não esqueça de manter a veracidade em tudo o que for inserido!
Seja conciso no Linkedin
O mundo digital é rápido, dinâmico e conciso. Ninguém quer ficar lendo um conteúdo extenso de qualificações profissionais logo de cara (isso fica para depois de um possível interesse em seu perfil inicial).
Portanto, ao cadastrar suas informações no Linkedin, quando for solicitado um resumo, faça um resumo mesmo! Deixe a informação da forma mais clara e resumida possível para quem uma possível pessoa interessada possa correr os olhos e rapidamente perceber que você possui várias qualificações e, então, decidir se quer olhar tudo em detalhes posteriormente acessando cada item em seu perfil.
Impressione, mas de forma rápida!
Publique conteúdos
Não basta preencher o seu perfil e atualizar a cada 4 meses com mais informações sobre você. O Linkedin também permite a publicação de artigos e a interação com outros perfis (empresariais ou profissionais).
Curta artigos de suas conexões, compartilhe estes artigos, sugira qualidades de amigos para que insiram em seus perfis, faça novas conexões (amizades), envie mensagens, enfim, seja ativo na rede social!
Da mesma forma que você tira um tempo para publicar, curtir ou compartilhar alguma coisa no Facebook, por exemplo, faça o mesmo no Linkedin. Você perceberá a diferença no alavancar de seu perfil!
Considerações finais
Espero que você tenha entendido todo o potencial e importância do Linkedin. Assistindo ao vídeo e colocando em prática estas dicas para manter um perfil de qualidade, certamente você terá bons resultados profissionais com a rede social.
Se você ainda está no início da carreira ou da faculdade, aproveite para criar seu perfil e ir alimentando-o conforme adquirir novas qualificações. Se já está há um tempo no mercado, tire um período para criar seu perfil e ir alimentando com tudo o que você já possui de qualificações (será mais trabalhoso pelo acúmulo de informações a serem inseridas, mas valerá muito a pena).
Abraços e sucesso!
Acompanhe “O Direito e Eu” nas redes sociais:
Instagram | Facebook | Twitter
Compre de nossas lojas parceiras e ajude “O Direito e Eu”!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MARQUES, Marcus. A importância do Linkedin na vida do profissional contemporâneo. Disponível em <http://marcusmarques.com.br/carreira/importancia-linkedin-na-vida-do-profissional-contemporaneo/>. Acesso em 18 de novembro de 2019.
GRUPO MRH. O que é o Linkedin e qual a sua importância para o networking. Disponível em <https://blog.mrhgestao.com.br/o-que-e-o-linkedin-e-qual-a-sua-importancia-para-o-networking/>. Acesso em 18 de novembro de 2019.