5 benefícios do Xadrez para estudantes e profissionais do Direito!

Olá amante do Direito, tudo bem? Se tem algo que o Xadrez proporciona são benefícios para seus praticantes! Isso é fato! A minissérie da Netflix chamada “O Gambito da Rainha” trouxe o assunto para o topo da lista de interesses de milhares de pessoas na internet. E isso é muito bom, afinal, o Xadrez é um esporte intelectual extremamente eficaz e eficiente que exercita demais o cérebro!

A prática estimula o raciocínio lógico, a concentração, o controle da ansiedade, a estratégia, o controle psicológico entre muitos outros benefícios! E por saber que o Xadrez é tão incrível como esporte intelectual que trago este conteúdo para inspirar você, estudante e profissional do Direito, e porque não também de outras áreas, a buscar a prática como forma de potencializar seus estudos e sua profissão!

Vejamos, então, cinco benefícios e características que fazem deste jogo um excelente esporte para estudantes e também para profissionais da área jurídica!

1 – CONCENTRAÇÃO RIGOROSA!

Você acreditaria se eu falasse que Bill Gates, o gênio fundador da Microsoft, perdeu um jogo de Xadrez em apenas nove movimentos para o campeão mundial do esporte, o norueguês Magnus Carlsen? Pois isso aconteceu!

O Xadrez faz com que os jogadores aprendam a se concentrar por muito tempo! Torneios oficiais podem levar os jogadores a se concentrarem por horas e, basta um descuido das movimentações para perder o jogo. E, para estudantes e advogados, a concentração por longos períodos é fundamental!

Principalmente para estudantes que optam por áreas difíceis e que exigem uma alta capacidade intelectual para passar em todos os testes e exames.

2 – IDENTIFICAÇÃO DE FUNDAMENTOS!

Os estudantes e profissionais do direito aprendem que é preciso identificar fundamentos jurídicos nem sempre aparentes nos fatos de um caso em que atuam e, após esta identificação, aplicar os princípios legais mais adequados.

É preciso identificar pontos que nem sempre são óbvios, buscar analogias e observar padrões. No jogo de Xadrez, dentre as centenas de possibilidades, é preciso identificar o movimento decisivo, que não causará problemas e deixará o jogador mais próximo da vitória. Avalia-se padrões como estratégias de abertura e desenvolvimento do jogo para atingir o objetivo que é dar xeque-mate no rei adversário.

Quem não analisa as diversas possibilidades do jogo não terá muito êxito. A mesma coisa com o estudante e o profissional do Direito, se não examinar as diversas situações que um caso permite, dificilmente terá êxito.

3 – ESTRATÉGIAS SÃO FUNDAMENTAIS!

Você já ouviu a metáfora que a advocacia é um jogo de Xadrez? Ela existe não por acaso! Para um bom desempenho tanto no Xadrez quanto na advocacia é preciso estratégias eficazes.

Saber planejar um movimento, prever a possível reação do adversário, enfim, o jogador de xadrez e o advogado não devem pensar somente no que vão fazer, mas também nas prováveis ações do adversário, no Xadrez, e da outra parte em um processo.

A análise de pontos fracos nos casos em que o profissional do Direito atua é tão essencial quanto a análise de possíveis problemas de posicionamento no tabuleiro por um jogador de Xadrez.

4 – PRINCÍPIOS E REGRAS!

O Direito e o Xadrez possuem regras, princípios gerais, exceções e também brechas! O Direito é codificado normalmente em leis e o Xadrez em regras. Jogadores iniciantes de xadrez aprendem princípios básicos como a abertura de jogo, a movimentação de peças fundamentais para controlar o centro do tabuleiro, o momento certo de proteger o rei, atacar, etc.

A acusação usa algo parecido nos processos criminais com vários réus. “Atacam” os “peixes pequenos” antes e, depois, usam o êxito para conseguir os “peixes grandes”. É como capturar peões no jogo de Xadrez, que são peças menos valiosas. Captura-se os peões para abrir caminho para chegar até o rei adversário!

5 – EMPENHO COMPETITIVO!

Tanto na área jurídica quanto no Xadrez é preciso ter instinto competitivo. O Xadrez tem um sistema de classificação de jogadores por pontuação e os advogados ganham prestígio com atuações bem-sucedidas.

Tantos jogadores de Xadrez quanto estudantes e profissionais do Direito passam por altos e baixos em uma mesma partida. É preciso saber lidar com problemas incluindo a perda de uma disputa.

Preparar-se para atuar é outra semelhança. Jogadores de Xadrez podem encontrar jogos de seus adversários na internet e estudá-los para analisar suas estratégias. Profissionais do Direito podem estudar casos em que o profissional da outra parte já atuou, decisões que o magistrado costuma tomar, etc, para também entender quais estratégias aplicar.

CONCLUSÃO

O Xadrez é um jogo, um esporte, e muitos jogam apenas por diversão e alguns por profissão. Já a advocacia, o estudo constante do Direito, é sempre uma profissão. Ambas, no entanto, tem muita relação uma com a outra no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades como a competitiva, emocional e intelectual de quem as pratica.

E seja você um estudante de Direito ou não, profissional da área ou não, dê uma chance para o Xadrez. É um esporte que só agrega para quem o pratica!

Vou deixar logo abaixo links para você adquirir algum livro de Xadrez para iniciantes e também um tabuleiro bacana para iniciar suas práticas!

“Xadrez para Leigos”: https://amzn.to/392bCMt
“Xadrez passo a passo”: https://amzn.to/3s2DIQw
“O primeiro livro de ensino de Xadrez”: https://amzn.to/3bgt9mM
Tabuleiros de Xadrez: https://amzn.to/2KVM6Rf

E se você quer se programar para aprender este esporte mas não consegue organizar sua rotina, vou deixar abaixo o link para você baixar o Planner Semanal do “O Direito e Eu” e, assim, organizar sua semana e definir prioridades para encaixar o estudo sobre o Xadrez!

? Baixe grátis o Planner Semanal “O Direito e EU”: http://odireitoeeu.com/PlannerSemanal

Comente aqui embaixo se você sabe jogar xadrez, se joga com regularidade ou faz tempo que não joga ou se irá procurar aprender o jogo e iniciar nesse esporte maravilhoso!

Abraços e sucesso! 🙂

Acompanhe “O Direito e Eu” nas redes sociais:
Instagram | Facebook | Twitter

Inscreva-se no canal!

OUÇA O PODCAST “O DIREITO E EU”!

Referências

MELO, João Ozorio de. Jogar xadrez melhora o desempenho de estudantes de Direito e advogados. Disponível em <https://www.direitonews.com.br/2020/12/xadrez-melhora-desempenho-estudantes-direito-advogados.html>. Acesso em 09/07/2020.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
11

Samuel Mucin

Sou apaixonado pelo Direito e adoro dividir informações e conhecimento deste universo maravilhoso! Aprendo um pouco mais a cada dia! Sou fã de Star Wars, adoro ler e me encanto com as curiosidades da aprendizagem humana. Sou servidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e tenho uma quedinha pelo Direito Digital. Quando o assunto é conhecimento, dividir é multiplicar!

One thought on “5 benefícios do Xadrez para estudantes e profissionais do Direito!

  • 10 de março de 2023 em 10:10
    Permalink

    Gostaria de parabenizar pelo artigo produzido, de fato, o Xadrez faz a diferença no estudo do Direito e eu posso dar meu testemunho a respeito disso. Em 2014, no ultimo ano da faculdade, me enveredei à prática do esporte, comprei diversos livros, um tabuleiro e assisti a diversos documentários, filmes, etc sobre o Xadrez. Foi uma fase muito prazerosa da minha formação. Como sou intenso acabei por me dedicar demais ao Xadrez, de modo que quando ia para as aulas de Direito meu cérebro captava as informações de uma maneira diferente, mais lógica, sei lá, analítica. Fato é que naquele semestre da faculdade logrei êxito nas provas sem ter estudado com a máxima profundidade os assuntos abordados em aulas. Achei isso demais e faço questão de propagar a cultura do esporte porque realmente nos ajuda a sermos pessoas melhores.

    Resposta

Deixe seu comentário!